UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE BIOLOGIA- DEPTO DE
ZOOLOGIA
DISCIPLINA: BIO 005 - ZOOLOGIA I
GUIA DE ESTUDO: Filo Porifera
PARTE A: Generalidades
01 - Qual o nível de organização das esponjas? Dê uma
definição para o grupo.
02 - Descreva as diferenças gerais entre os três tipos
principais de organização (ascon, sicon e leucon). Apóie com desenhos esquemáticos.
03 - Qual o significado do aumento de superfície interna de
coanócitos?
04 - Que tipos de esqueleto existem no filo? Como se formam as
espículas?
05 - Quais as funções das correntes de água para as esponjas?
Descreva o percurso da mesma nos três tipos básicos de organização corporal.
06 - Como e o que comem? Cite os padrões de retenção de
partículas alimentares.
07 - Como respiram? E a excreção? Como se dá?
08 - Como reagem a estímulos externos desfavoráveis, como
poluição, predadores, etc.?
09 - Todas as esponjas têm sexos separados? Justifique sua
resposta.
10 - Como se encontram as células sexuais ?
11 - Quais as vantagens da existência de um estádio larval
móvel ?
12 - Que tipos de reprodução assexuada existem no grupo das
esponjas ?
13 - Como você poderia reconhecer uma esponja na natureza ?
14 - Que critérios morfológicos e fisiológicos são utilizados
na divisão de classes e subclasses?15 - "As esponjas
têm um alto poder de regeneração". Explique esta afirmativa citando os tipos
celulares indispensáveis neste processo.
16 - Dê exemplos de associações entre as esponjas e outros
organismos e apresente vantagens e/ou desvantagens dessas associações.
17- As esponjas têm alguma importância econômica ? Explique.
PARTE B: Filogenia e Classificação
- "A história evolutiva das esponjas é muito antiga".
Justifique esta afirmativa.
- Quais os principais grupos de esponjas construtoras de recifes e
em que eras geológicas foram dominantes?
- Com que grupos atuais de esponjas estes antigos construtores de
recifes têm afinidade?
- Quais os principais caracteres das esponjas, que dão
sustentação à hipótese de monofilia do grupo?Esta visão é aceita por todos os
especialistas no grupo?
- Quais as possíveis origens das esponjas? Justifique sua resposta.
- Que caracteres as esponjas compartilham com os demais
metazoários?
- Quais as características que indicam uma origem precoce das
esponjas na cladogênese dos metazoários?
- O filo Porifera está, atualmente, dividido em dois subfilos:
Symplasma e Cellularia. Caracterize sunariamente cada um deles.
PARTE C: Sistema aqüífero
- Por que afirma-se que são limitadas as possibilidades de
crescimento de um olinto?
- Quais as principais estratégias de crescimento de um olinto?
- Caracterize o sistema aqüífero denominado sileibide.
- Nos sistemas leuconóides quais as estruturas que sofrem
modificações ao longo de sua evolução?
- Quais as possíveis conseqüências da diversidade do sistema
aqüífero na fisiologia das esponjas?
PARTE D: Aspectos ecológicos de Porifera
- Qual a importância do fator temperatura na distribuição e
crescimento de esponjas? Apóie sua exposição com exemplos.
- Quais os fatores mais importantes na repartição espacial?
- Que tipos de substratos as esponjas podem colonizar?
- Que importância têm na distribuição os fatores luz e
salinidade?
- Quais os indícios de um baixo potencial de dispersão das
esponjas?
- Dê ao menos um exemplo de esponja euritópica e outro de esponja
estenotópica em nossa região.
BIBLIOGRAFIA INDICADA
Biblioteca:
- BARNES, R.D. Zoologia dos invertebrados.
Tradução por Jesus E. de Paula Assis et al. 4.ed. São Paulo: Roca, 1990. 1179 p. il..
- BRUSCA, R.C., BRUSCA, G. J. Invertebrate Zoology.
USA, Massachusetts: Sinauer,1990.922p.il.
Internet e/ou no módulo: clique nos links abaixo -
filogenia e classificação (filopor), sistema aqüífero (sistema) e aspectos ecológicos
de Porifera (ecopor)
página inicial // filopor // sistema //ecopor // exercícios //
Internet:
http://www.geocities.com/labpor
(importância econômica).