UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE BIOLOGIA- DEPTO DE ZOOLOGIA

DISCIPLINA: BIO 005 - ZOOLOGIA I

GUIA DE ESTUDO: Filo Porifera

PARTE A: Generalidades

01 - Qual o nível de organização das esponjas? Dê uma definição para o grupo.

  • 02 - Descreva as diferenças gerais entre os três tipos principais de organização (ascon, sicon e leucon). Apóie com desenhos esquemáticos.
  • 03 - Qual o significado do aumento de superfície interna de coanócitos?

    04 - Que tipos de esqueleto existem no filo? Como se formam as espículas?

  • 05 - Quais as funções das correntes de água para as esponjas? Descreva o percurso da mesma nos três tipos básicos de organização corporal.
  • 06 - Como e o que comem? Cite os padrões de retenção de partículas alimentares.

    07 - Como respiram? E a excreção? Como se dá?

    08 - Como reagem a estímulos externos desfavoráveis, como poluição, predadores, etc.?

    09 - Todas as esponjas têm sexos separados? Justifique sua resposta.

    10 - Como se encontram as células sexuais ?

    11 - Quais as vantagens da existência de um estádio larval móvel ?

    12 - Que tipos de reprodução assexuada existem no grupo das esponjas ?

    13 - Como você poderia reconhecer uma esponja na natureza ?

  • 14 - Que critérios morfológicos e fisiológicos são utilizados na divisão de classes e subclasses?

    15 - "As esponjas têm um alto poder de regeneração". Explique esta afirmativa citando os tipos celulares indispensáveis neste processo.

    16 - Dê exemplos de associações entre as esponjas e outros organismos e apresente vantagens e/ou desvantagens dessas associações.

  • 17- As esponjas têm alguma importância econômica ? Explique.

    PARTE B: Filogenia e Classificação

    1. "A história evolutiva das esponjas é muito antiga". Justifique esta afirmativa.
    2. Quais os principais grupos de esponjas construtoras de recifes e em que eras geológicas foram dominantes?
    3. Com que grupos atuais de esponjas estes antigos construtores de recifes têm afinidade?
    4. Quais os principais caracteres das esponjas, que dão sustentação à hipótese de monofilia do grupo?Esta visão é aceita por todos os especialistas no grupo?
    5. Quais as possíveis origens das esponjas? Justifique sua resposta.
    6. Que caracteres as esponjas compartilham com os demais metazoários?
    7. Quais as características que indicam uma origem precoce das esponjas na cladogênese dos metazoários?
    8. O filo Porifera está, atualmente, dividido em dois subfilos: Symplasma e Cellularia. Caracterize sunariamente cada um deles.

    PARTE C: Sistema aqüífero

    1. Por que afirma-se que são limitadas as possibilidades de crescimento de um olinto?
    2. Quais as principais estratégias de crescimento de um olinto?
    3. Caracterize o sistema aqüífero denominado sileibide.
    4. Nos sistemas leuconóides quais as estruturas que sofrem modificações ao longo de sua evolução?
    5. Quais as possíveis conseqüências da diversidade do sistema aqüífero na fisiologia das esponjas?

    PARTE D: Aspectos ecológicos de Porifera

     

    1. Qual a importância do fator temperatura na distribuição e crescimento de esponjas? Apóie sua exposição com exemplos.
    2. Quais os fatores mais importantes na repartição espacial?
    3. Que tipos de substratos as esponjas podem colonizar?
    4. Que importância têm na distribuição os fatores luz e salinidade?
    5. Quais os indícios de um baixo potencial de dispersão das esponjas?
    6. Dê ao menos um exemplo de esponja euritópica e outro de esponja estenotópica em nossa região.

    BIBLIOGRAFIA INDICADA

    Biblioteca:

    Internet e/ou no módulo: clique nos links abaixo - filogenia e classificação (filopor), sistema aqüífero (sistema) e aspectos ecológicos de Porifera (ecopor)


    página inicial // filopor // sistema //ecopor // exercícios //

    Internet:

    http://www.geocities.com/labpor (importância econômica).