PORIFERA: MORFOLOGIA E REPRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Para certos autores as apomorfias, multicelularidade, presença de junções septadas esporádicas e ausência de membrana basal atestam o monofiletismo das esponjas. Para outros,o reconhecimento do subfilo Symplasma aponta para o polifiletismo.

Qualquer que seja a filogenia, as esponjas são animais bentônicos, marinhos ou límnicos, na sua grande maioria, filtradores ativos, sedentários no estádio adulto e com estádios larvais móveis. Apresentam formas, dimensões e cores muito variadas.

São autapomorfias do filo, um sistema aqüífero muito particular e uma célula especializada no transporte do espermatozóide até o óvulo.

Também apresentam uma grande diversidade nas combinações do esqueleto e variedade de mecanismos reprodutivos, sexuado e assexuado. Forma e dimensões dos elementos esqueléticos são caracteres essenciais à taxonomia do grupo.

Sua organização é muito rudimentar, tendo permanecido no nível celular, pois não há junções intercelulares especializadas nos adultos (junções septadas existem em larvas e células produtoras de espículas), nem membrana basal estável. Todas as células tendem à totipotência, particularmente os arqueócitos, mas há células especializadas no bombeamento de água e nutrição (coanócitos, que atuam na alimentação como o fazem os protoctistas coanoflagelados) e produtoras do esqueleto, entre outras.

OBJETIVOS:

MATERIAL DE APOIO

  • Lupa e microscópio
  • Lápis e papel
    • Placa de Petri
  • Bibliografia indicada
    • Pinça

    MATERIAL DE ESTUDO

    • Lâminas permanentes
    • Exemplares de:
    - Sycon sycandra - Sycon sp.; Grantia sp.
    - Clathrina aurea - Clathrina sp
    - Grantia compressa - Leucosolenia sp..
    - Leucandra nivea - Drulia browni, Tethya sp, Geodia sp, Haliclona sp.
    - Preparações de espículas e cortes: Tethya, Geodia e Haliclona -Tribrachium schmidtii

    - Cinachyrella sp. (c/ brotos)

    - Corte espesso: Aplysina -Aplysina sp
    - Sycon sycandra (reprodução) - Spongia sp.
    - Tedania ignis (reprodução) - Euplectella sp. (Hexactinellida)
    - Grantia compressa (reprodução)
    • Gêmulas
    - Drulia browni

    PROCEDIMENTOS

    PARTE A - Caracterização geral

    1. Dedique o tempo inicial da aula à leitura do seu livro texto e elabore uma lista das principais características das esponjas. Esta lista deve cobrir os quatro objetivos acima explicitados.

    PARTE B - Estudo dos Tipos Estruturais

    1 - Padrão de organização Sicon (estádio 1) -, Classe Calcarea; Subclasse Calcaronea

    1.1 - Morfologia Externa

    1.1.1 - Observe o exemplar de Sycon à lupa identificando a região basal que se prende ao substrato e o ósculo, circundado por uma coroa de espículas. Note os numerosos poros ou ostíolos e as pequenas elevações, os cones distais finamente híspidos devido à presença de pequenas espículas que se projetam.

    1.2 - Morfologia Interna

    1.2.1 - Observe os cortes longitudinal e transversal de Sycon e identifique o ósculo e o átrio. Na parede deste existem os apópilos, aberturas para os canais radiais que são projeções digitiformes do átrio.

    1.2.2 - Combinando sua observação do corte transversal com as figuras de livros faça um esquema evidenciando as seguintes estruturas: átrio, canais inalantes ou aferentes, canais radiais ou flagelados, prosópilos, apópilos, tipos e localização das espículas.

    1.2.3 - Indique todo o percurso da água neste tipo de sistema aqüífero.

    2 -Padrões de organização Sicon (estádio 2), Ascon e Leucon.

    2.1 - Sicon (estádio 2) - Classe Calcarea; Subclasse Calcaronea

    2.1.1 - No exemplar de Grantia observe a forma, a superfície externa e o átrio comparando com suas anotações anteriores de Sycon.

    2.1.2 - Nos cortes veja o córtex muito fino e comparando com as figuras identifique: óstios, canais inalantes (revestido por células alongadas, os pinacócitos), mesohilo e canais radiais (revestido por coanócitos).

    2.2 - Ascon

    2.2.1 - Observe o exemplar de Clathrina (Classe Calcarea; Subclasse Calcinea) o qual é constituído por numerosos tubos asconóides de paredes muito finas; observe também os cortes espessos.

    2.2.2 - Observe o exemplar de Leucosolenia (Classe Calcarea; Subclasse Calcaronea), de aspecto ramificado, também com estrutura asconóide, uma cavidade central e uma abertura exalante.

    2.3 - Leucon

    1. - Observe o exemplar e o corte histológico de Leucandra (Classe Calcarea; Subclasse Calcaronea) anotando: forma da esponja, espessura da parede em relação aos exemplares de Grantia e Clathrina, forma e quantidade relativa das câmaras coanocitárias.
    1. - Observe exemplares de Demospongiae (água doce e marinhas) em demonstração, note a diversidade de formas externas e falta de simetria na maioria delas. Observe a forma de Tribrachium, esponja que enterra seu corpo globoso.
    2. - Observe os exemplares de Tetilla sp. ( Classe Demospongiae; Subclasse Tetractinomorpha; Ordem Spirophorida) e descreva a morfologia externa: forma geral, base, parte superior e morfologia interna: simetria e eventual cavidade central. A organização é leuconóide, como em todas as Demospongiae.

    2.3.3 - Compare a estrutura da parede com aquelas das esponjas calcárias que você estudou.

    1. - Observe o exemplar de Euplectella sp. (Hexactinellida) em demonstração e note a forma, a ampla cavidade central, o ósculo coberto por uma placa perfurada de espículas fusionadas, simetria e o arcabouço esquelético. Examine cuidadosamente as espículas. Com o apoio de livros caracterize este grupo quanto ao sistema aqüífero e à geometria das espículas .

    PARTE C - Esqueleto

    1. Observe lâminas de espículas ao microscópio e classifique-as quanto ao número de eixos e raios.
    2. Observe os cortes espessos correspondentes e esquematize a distribuição das espículas.
    3. Observe lâmina de Aplysina e veja em demonstração os exemplares secos de Aplysina e Spongia (esponja de banho).

    PARTE D - Reprodução

    1 - Nos exemplares de Cinachyrella e observe à lupa os brotos externos.

    2 - Observe no corte histológico de Sycon sycandra os brotos internos (diamórfias) que se formam na parede do átrio, posteriormente esses deslizarão para a base da esponja de onde sairão pelos estolões, por constrição destes.

    3 - As gêmulas são estruturas freqüentes nas esponjas de água doce, como Drulia browni. Observe-as à lupa.

  • 4 - No corte histológico de Tedania ignis observe os "brotos" internos semelhantes às gêmulas das esponjas de água doce.
  • 5 - No corte de Grantia observe ovócito, blástulas e larvas
  • BIBLIOGRAFIA INDICADA: Livros de Zoologia, contidos na bibliografia indicada para a disciplina ( V. Plano de curso)

    Solange Peixinho

     


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