GUIA DE ESTUDO: Introdução à Sistemática

1. Distinga: Biologia Geral de Biologia Comparada; microevolução de macroevolução

2. O que significa sistema lineano de classificação?

3. Distinga táxon de categoria taxonômica.

4. Quais são as categorias taxonômicas básicas?

5. Por que as espécies têm dois nomes em latim?

6. Quais os conceitos de espécie existentes?Faça breves comentários sobre cada um deles.

7. Como se dá a formação de novas espécies? Faça um estudo sobre forças de pressão seletiva e os processos de cladogênese e anagênese.

8. Faça a distinção entre Sistemática, Taxonomia, Identificação e Nomenclatura.

9. A hereditariedade é muito conservadora nos sistemas biológicos. Como se explica a fantástica biodiversidade existente na Terra?

10. Sistemática é a ciência da biodiversidade. Defina este último termo, destaque sua importância e apóie sua exposição com exemplos concretos.

11. Nem todos os caracteres são reconhecidos como caracteres sistemáticos. Neste contexto qual o significado das palavras seguintes: homologia, homoplasia, convergência, reversão e analogia? Quais as principais bases da hipótese de homologia?

12. São três as mais importantes escolas de Sistemática: evolutiva, fenética, filogenética ou cladística. Caracterize cada uma delas, citando seus princípios.

13. Na utilização do método cladístico a comparação de caracteres é essencial. Esclareça o significado de: caracteres apomórficos, plesiomórficos, autapomórficos, sinapomórficos, simplesiomórficos e destaque os mais importantes para o estabelecimento das relações de parentesco entre os organismos.

14. Qual a diferença entre cladograma e árvore filogenética?

15. Distinga holomorfo de semaforonte.

16. Qual o significado do termo parcimônia em análises filogenéticas?

17. Um grupo de espécies que compartilha um ancestral comum compreende um grupamento monofilético. Como se define grupos polifiléticos, parafiléticos e merofiléticos?

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

AMORIM,D.S. Elementos básicos de sistemática filogenética. São Paulo: Sociedade Brasileira de Entomologia, 1994. 314p. Cap. 2. Tempo e forma: plesiomorfia e apomorfia, p.12-29. Cap. 1. Sistemática e Diversidade Biológica, p.1-9. Cap. 3. Forma e agrupamentos taxonômicos: grupos monofiléticos e merofiléticos, p. 31-40. A biblioteca do IBIO tem um exemplar para consulta. A versão mais nova, publicada em 1997, encontra-se, no momento, esgotada mas certamente uma nova versão deverá ser disponibilizada. Confira no site da editora ( www.holoseditora.com.br).

MORRONE, J.J., CIGLIANO, M. & CRISCI,j.V. Descobrindo parentesco nos seres vivos. Ciência Hoje, v. 17, n.98, p.39-47. 1994.

GASTON, K. What is biodiversity? In: GASTON, K. Biodiversity. A Biology of numbers and differences. London: 2ed. Blackwell Science Ltd. 1997. 396p., p. 1-9 (Tradução de Ana Verena Madeira – O que é biodiversidade) – Particularmente útil para a resposta à pergunta 10 do guia acima.


                   Página inicial // Introdução à sistematica // Conceitos de espécie