IDENTIFICAÇÃO DE METAZOÁRIOS

INTRODUÇÃO

Os estudos de classificação e identificação dos seres vivos compõem a Sistemática - a ciência da biodiversidade, que é caracterizada por sua natureza básica servindo como subsídio para outros campos da Biologia, a exemplo da Ecologia e Genética e mesmo de outras áreas como a Química e a Farmacologia de Produtos Naturais.

É de suma importância a sistematização do conhecimento acerca da classificação dos animais sendo as Chaves de Identificação instrumentos, construídos por especialistas, relacionados a grupos zoológicos e/ou localidades com objetivo de facilitar a identificação dos organismos. Ao se utilizar de Chaves para identificação, no entanto, é importante uma postura de análise pois caso contrário podemos ser induzidos à uma identificação errada.

Uma Chave de Identificação pode se referir aos diferentes níveis das categorias de classificação: filo, classe, ordem, família, gênero e espécie e seus subníveis. As Chaves que utilizamos neste curso são experimentais sendo construídas ao longo dos anos através das experiências vividas na disciplina e referem-se aos grupos de metazoários recentes à nível de filo, subfilo e classe. A versão que ora apresentamos é resultado de discussões entre os professores das quatro zoologias.

OBJETIVOS

MATERIAL DE ESTUDO

MATERIAL DE APOIO

lupa estilete
microscópio lâmina de barbear
lâminas fósforo
lamínulas ácido
pipetas lápis e papel
tesoura bibliografia indicada
pinça

PROCEDIMENTO

1- Ler as " Chaves Dicotômicas para Identificação dos Principais grupos de metazoários Recentes" (Peixinho et al., manuscrito) que serão utilizadas e grifar os termos não conhecidos.

2 - Consultar a bibliografia para buscar o significado dos termos grifados.

3 - Selecionar um exemplar de metazoário da coleção didática e observar à lupa.

4 - Ler o passo 1 da Chave I : Grandes Grupos de Metazoa (Filos) e verificar qual dos itens refere-se às características apresentadas pelo seu exemplar. No final do item há a indicação do próximo passo a ser lido.

5 - Seguir o confrontamento das características do seu exemplar com aquelas expressas nos itens da Chave até que se chegue ao nome de um táxon.

6 - Alguns táxons apresentam uma chave para subfilo ou classe, indicada entre parênteses. Passe para esta e continue o procedimento.

7 - Sobre o seu exemplar anotar (quando houver): nome vulgar, filo, subfilo, classe, os passos e os itens que conduziram à identificação.

8 - Com apoio da bibliografia indicada, fazer um quadro com a diagnose do grupo identificado,

9 - Repetir o procedimento com outros exemplares.

BIBLIOGRAFIA INDICADA

Ana Verena Madeira: e-mail- madeira@ufba.br


Página Inicial // Roteiros // Chave para identificação de metazoários //