IDENTIFICAÇÃO DE METAZOÁRIOS
INTRODUÇÃO
Os estudos de classificação e identificação dos seres vivos compõem a Sistemática - a ciência da biodiversidade, que é caracterizada por sua natureza básica servindo como subsídio para outros campos da Biologia, a exemplo da Ecologia e Genética e mesmo de outras áreas como a Química e a Farmacologia de Produtos Naturais.
É de suma importância a sistematização do conhecimento acerca da classificação dos animais sendo as Chaves de Identificação instrumentos, construídos por especialistas, relacionados a grupos zoológicos e/ou localidades com objetivo de facilitar a identificação dos organismos. Ao se utilizar de Chaves para identificação, no entanto, é importante uma postura de análise pois caso contrário podemos ser induzidos à uma identificação errada.
Uma Chave de Identificação pode se referir aos diferentes níveis das categorias de classificação: filo, classe, ordem, família, gênero e espécie e seus subníveis. As Chaves que utilizamos neste curso são experimentais sendo construídas ao longo dos anos através das experiências vividas na disciplina e referem-se aos grupos de metazoários recentes à nível de filo, subfilo e classe. A versão que ora apresentamos é resultado de discussões entre os professores das quatro zoologias.
OBJETIVOS
MATERIAL DE ESTUDO
MATERIAL DE APOIO
lupa | estilete |
microscópio | lâmina de barbear |
lâminas | fósforo |
lamínulas | ácido |
pipetas | lápis e papel |
tesoura | bibliografia indicada |
pinça |
PROCEDIMENTO
1- Ler as " Chaves Dicotômicas para Identificação dos Principais grupos de metazoários Recentes" (Peixinho et al., manuscrito) que serão utilizadas e grifar os termos não conhecidos.
2 - Consultar a bibliografia para buscar o significado dos termos grifados.
3 - Selecionar um exemplar de metazoário da coleção didática e observar à lupa.
4 - Ler o passo 1 da Chave I : Grandes Grupos de Metazoa (Filos) e verificar qual dos itens refere-se às características apresentadas pelo seu exemplar. No final do item há a indicação do próximo passo a ser lido.
5 - Seguir o confrontamento das características do seu exemplar com aquelas expressas nos itens da Chave até que se chegue ao nome de um táxon.
6 - Alguns táxons apresentam uma chave para subfilo ou classe, indicada entre parênteses. Passe para esta e continue o procedimento.
7 - Sobre o seu exemplar anotar (quando houver): nome vulgar, filo, subfilo, classe, os passos e os itens que conduziram à identificação.
8 - Com apoio da bibliografia indicada, fazer um quadro com a diagnose do grupo identificado,
9 - Repetir o procedimento com outros exemplares.
BIBLIOGRAFIA INDICADA
Ana Verena Madeira: e-mail- madeira@ufba.br
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