Diversidade e características de protozoários.

INTRODUÇÃO

 

Os seres vivos podem ser classificados em seis reinos: Eubacteria, Archaeobacteria, Protoctista (algas, protozoários, e outros organismos, aquáticos ou parasitos menos conhecidos), Fungi, Metazoa ou Animalia e Plantae. Os dois primeiros são procariontes e a distinção dos mesmos em dois grupos foi evidenciada pela biologia molecular (principalmente sequenciamento de RNA ribossômico).

O reino denominado Protoctista é considerado polifilético na atualidade e uma nova classificação começa a surgir, classificação baseada em informações ultraestruturais associadas à sistemática molecular. Os dinoflagelados ( com espécies autotróficas e outras heterotróficas), os parasitos apicomplexos e os ciliados, por exemplo formam o recém reconhecido grupo dos Alveolados, cuja sinapomorfia consiste na existência de sacos ou alvéolos sob a superfície celular. Estudos moleculares recentes confirmam a validade do grupo, mas as relações entre as diversas linhagens ainda estão para serem resolvidas.

Diante deste quadro, alguns autores de livros didáticos adotam o sistema de "grupos de conveniência", sem colocação na categoria Reino, outros ainda como Margulis e Schwartz, consideram Protoctista como Reino, contendo 27 filos, dos quais, por exemplo Chlorophyta, inclui Volvox, colonial e microscópico, assim como Ulva e Halimeda, entre outras algas multicelulares e macroscópicas. Já Corliss (1984) reconhece 45 filos e Ruppert & Barnes (1994) optam pela classificação, mais conservadora de Sleigh, o qual estabelece 17 filos.

Há ainda a classificação de protozoários de Levine et al., (1980), a qual adotamos até recentemente em nossa disciplina, mas diante das calorosas discussões e do volume de descobertas recentes, optamos por apresentar aos nossos alunos alguns dos principais grupos: por que são importantes nas comunidades planctônicas e/ou bentônicas, fundamentais na compreensão da evolução dos eucariontes, em particular dos metazoários ou que tenham um destacado papel na saúde, seja de humanos, seja de outros animais.

Portanto, protozoários, assim como protoctista ou protista são denominações que tendem a cair em desuso, já que os três declaradamente não formam grupos monofiléticos. Protozoário referia-se a um agrupamento de unicelulares eucariontes feito com base apenas no modo de nutrição heterotrófica e que por esta última característica assemelham-se aos animais.

O estudo de "protozoários" que faremos nesta aula engloba uma parte demonstrativa de tipos representativos dos principais grupos, pela observação de lâminas permanentes, seguida de exames de formas vivas.

OBJETIVOS

MATERIAL DE ESTUDO

MATERIAL DE APOIO

PROCEDIMENTO

1. LÂMINAS EM DEMONSTRAÇÃO

Observe as lâminas e anote características dos principais grupos, preenchendo o quadro em anexo.

2. EXAME DE PROTOZOÁRIOS VIVOS: PROCEDIMENTO

a) Retire lâminas e lamínulas do recipiente com álcool, lave em água de torneira e seque em papel toalha;

b) Com uma pipeta recolha amostras da infusão ( fundo, meio, lado e sobre fragmentos, separadamente) coloque sobre lâmina e, sem lamínula observe com o menor aumento para se certificar da abundância de formas vivas;

c) Certamente você vai observar que alguns organismos parecem mover-se rapidamente ( a velocidade é multiplicada pelo aumento do microscópio), assim para melhor observá-los, adicione um pouco de clara de ovo a cada lâmina, emulsione e cubra com lamínula;

d) Incline a lamínula a 45° ao lado da gota e baixe-a lentamente; se a lamínula cai muito rapidamente , bolhas serão formadas e estas aparecerão no campo como anéis pretos;

e) Anote a procedência da água, o aditivo e a localização da amostra recolhida;

f) Examine as preparações com o menor aumento, observe o tamanho e anote em esquema forma e organelas; tente identificar os protozoários com auxílio de pranchas e/ou bibliografia indicada.

Nota: Não fazem parte do nosso estudo, mas organismos Protoctista como Euglena, Peranema, assim como metazoários, a exemplo de Rotíferos, Nematódeos, Oligoquetos e microcrustáceos (Cyclops, Daphnia) podem ocorrer nas infusões.

3. QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

a) Você encontrou diferenças nas populações de protozoários em relação às camadas das infusões analisadas? Em caso afirmativo a que você atribui ?

b) Por que se afirma que os ciliados são os protozoários mais desenvolvidos?

c) A partir do presente estudo justifique a importância de um sistema de classificação e de nomenclatura.

d) Em que diferem as classificações natural e artificial?

BIBLIOGRAFIA INDICADA

Kudo, R.R. Protozoologia. Traducido por Aristeo Acosta Carreon. Mexico: Continental.1985. 905 p. il.

Levine, N. D., et al. A newly revised classification of the Protozoa. Journal of Protozoology, v. 27 n.1. 1980. 37-58.

Jahn, T.L., Bovee, E.C., Jahn, F.F. How to know the Protozoa. 2.ed. The Picture Key Nature Series Iowa. s.1. 1980.

Peixinho, S. Chave dicotômica para identificação de protozoários assinalados em águas límnicas de Salvador - Bahia. Manuscrito. 1998.

ANEXO : Quadro

Exemplos Trypanosoma Opalina Amoeba Plasmodium Paramecium
Modo de vida
Locomoção
Núcleo
Aspectos morfológicos particulares
Reprodução assexuada
Reprodução sexuada

Solange Peixinho


Página Inicial // Roteiros// Chave para identificação de gêneros //