CNIDARIA E CTENOPHORA

INTRODUÇÃO

Os cnidários formam um grupo bem sucedido de metazoários monofiléticos , cujo nível de organização é célula-tecido (membrana basal, junções septadas e desmossomos, tecido nervoso). Geralmente são carnívoros, embora alguns se alimentem de matéria orgânica em suspensão e outros obtenham nutrientes de suas algas simbiontes. Com exceção da hidras e algumas águas-vivas, cerca de 10000 espécies recentes de cnidários são marinhas. Hidras, corais, anêmonas ou actínias e caravelas são membros do filo Cnidaria.

Os cnidários têm uma história muito antiga e o primeiro fóssil , encontrado em Ediacara, no sul da Austrália, data do Pré-cambriano (ap. 700 m.a ). Em sua longa história evolutiva têm desempenhado importante papel ecológico, do mesmo modo que os recifes de corais o fazem na atualidade.

A presença de nematocistos é a apomorfia mais evidente do filo, estruturas complexas formadas dentro de células denominadas cnidócitos. Têm tentáculos, células epiteliais com fibrilas musculares e redes nervosas. Têm diversidade de esqueleto (orgânico, mineral e hidrostático). A simetria é radial, às vezes modificada em bi- ou tetrarradial e a estrutura adulta está organizada como uma gástrula (com duas camadas - ectoderme e endoderme), com cavidade gastrovascular cuja abertura funciona como boca e ânus. Simetria radial e diploblastia são caracteres plesiomórficos em relação aos metazoários bilaterais. Estes ultrapassam este estádio formando uma terceira camada, a mesoderme. O filo Cnidaria é portanto grupo-irmão dos metazoários bilaterais.

Uma das principais questões relativas à filogenia dos cnidários refere-se à forma ancestral - foi o pólipo ou a medusa? As discussões continuam desde o século passado, mas alguns autores recentes defendem a teoria da medusa como sendo a forma primitiva, baseados no fato de que, quando pólipos e medusas estão presentes no ciclo de vida são elas que produzem gametas.

A maioria dos cnidários apresenta reprodução por brotamento, tanto pólipos como medusas, sendo considerado padrão, a reprodução assexuada do pólipo e sexuada da medusa, constituindo alternância de gerações. No entanto a diversidade dos ciclos de vida é notável, particularmente nos hidrozoários.

Óvulos e espermatozóides diferenciam-se de células endodérmicas (antozoários, cifozoários e cubozoários) e ectodérmicas (hidrozoários) e a larva resultante é denominada plânula.

Os cnidários têm portanto, duas formas básicas: o pólipo, geralmente bentônico séssil e a medusa, geralmente planctônica; há exceções - nem todo pólipo é fixo e nem toda medusa é móvel. O grau de dominância ou supressão de uma dessas formas nos ciclos de vida tem sido um dos principais critérios na distinção das quatro classes: HYDROZOA, SCYPHOZOA, CUBOZOA e ANTHOZOA.

O polimorfismo é comum nos cnidários, freqüentemente associado ao modo de vida colonial, onde os zoóides se ocupam da tomada de alimento, reprodução, defesa e proteção.

Os ctenóforos são monofiléticos e formam um pequeno filo com cerca de 100 espécies atuais. São todas marinhas, planctônicas, bioluminescentes, predadoras do zooplâncton e de ovos e larvas de peixes. O corpo é muito transparente, frágil, de difícil coleta e preservação. Apresentam 4 caracteres diagnósticos: (1) 8 fileiras verticais com cílios fusionados, os pentes (Gr. ctenos = pentes), usados na locomoção; (2) simetria birradial, evidenciada pelo sistema de canais pares partindo de um estômago central; (3) células especiais, os colócitos, secretoras de substância mucóide que cobrem os tentáculos dos ctenóforos que os possuem; (4) estatocisto, órgão situado no pólo aboral que contém um estatólito, o qual auxilia o batimento dos cílios nos pentes.

Com os cnidários compartilham a organização diploblástica, cavidade única funcionando como boca e ânus, cavidade gastrovascular com canais ramificados. Certas similaridades podem ser convergentes, refletindo adaptações aos seus estilos de vida. Exibem diferenças bastante curiosas: (1) reprodução assexuada pouco desenvolvida; (2) todos são hermafroditas; (3) clivagem especial birradial, altamente determinada ( em geral a clivagem radial é indeterminada); (4) os colócitos não são homólogos aos cnidócitos; (5) ciclos de vida simples, com fertilização externa e a presença de uma larva - cidipida, pois assemelha-se a um ctenóforo adulto da ordem Cydippida.

A evolução do grupo permanece enigmática . Alguns autores acreditam em sua relação com os deuterostômios, pois (1) a camada intermediária tem células musculares, nervosas e mesenquimáticas; (2) a camada intermediária desenvolve-se a partir de células do mesênquima, de modo similar à formação do mesênquima primário em equinodermes. Para estes autores, ctenóforos e equinodermes seriam grupo- irmãos.

Esta aula está dividida em três partes: na primeira faremos comparação entre as formas básicas de cnidários , na segunda, teremos um contato com a diversidade apresentada pelo filo e na terceira, examinaremos ctenóforo preservado.

OBJETIVOS:

MATERIAL DE APOIO

Lupa e microscópio Lápis e papel
Placa de Petri Bibliografia indicada
Pinça e estilete Álcool a 70%

MATERIAL DE ESTUDO

  • Lâminas permanentes
Exemplares de:
montagens totais de hidra hidra
corte histológico de actínia actínia
cifístoma Caryjoa riisei
estróbilo cifomedusa
hidromedusa hidromedusa
Obelia Obelia
Physalia
Renilla
Millepora
Gorgônias
Zoantídeos
Corais pétreos
Pleurobrachia (Ctenophora)

PROCEDIMENTOS

PARTE A: ESTRUTURA GERAL DE PÓLIPO E MEDUSA

  1. Com o apoio de livros faça um esquema de pólipo e outro de medusa, coloque legendas e compare a estrutura geral.

PARTE B: DIVERSIDADE DE CNIDARIA

1. Veja ilustrações dos tipos de nematocistos e note a diferença encontrada em diversos táxons.

2. Pólipos da classe Hydrozoa: hidra (Ordem Hydroida; subordem Anthomedusae).

  1. Observe exemplares totais de hidra e identifique as seguintes estruturas: disco basal, coluna do corpo, disposição dos tentáculos ocos ao redor da boca e sobre o hipóstoma.
  2. Compare suas anotações anteriores com a montagem total de hidra em lâmina. Observe a cavidade gastrovascular, epiderme, mesogléia e gastroderme.
    Observe figura ou lâmina, se disponível, de um corte transversal passando pela coluna de uma hidra. Faça desenhos esquemáticos de suas observações.
  3. Examine montagens totais de hidra macho e hidra fêmea e faça a distinção morfológica.

3. Pólipos da classe Anthozoa: actínia (Subclasse Zoantharia ou Hexacorallia; ordem Actiniaria)

  1. Com auxílio dos livros identifique em um desenho esquemático as seguintes estruturas da morfologia externa: tentáculos, disco oral, boca, coluna e disco pedal.
  2. Continue fazendo observações e desenhos esquemáticos, identificando as estruturas internas em exemplares abertos longitudinalmente ( faringe ou estomodeo, septos ou mesentérios, gônadas, acôncios).
  3. Observe agora cortes transversais do animal total em diferentes níveis. Compare as lâminas com os desenhos dos livros e identifique as seguintes estruturas: sifonoglife, faringe, epiderme, gastroderme, mesentérios ou septos primários (completos), mesentérios ou septos secundários, mesentérios ou septos terciários, cavidade gastrovascular.
  1. Obelia
  1. Combine exemplares, lâminas e figuras de livros de Obelia: observe a forma ramificada, o Esqueleto externo, o perissarco que forma uma teca e os tipos de pólipos.
  2. Consulte seu livro texto sobre o ciclo de vida deste gênero e enumere as fases.
  1. Physalia
  1. Apresenta o mais alto grau de polimorfismo. Identifique as formas polipóides:
  1. Identifique a forma medusóide:

5. Millepora : observe seu esqueleto calcário e maciço, em demonstração.

6. Pólipos coloniais da classe Anthozoa

6.1.Caryjoa (subclasse Octocorallia, ordem Telestacea): observe a forma da colônia, aspecto dos indivíduos ( se iguais ou diferentes), aspecto e número de tentáculos, tipo e localização do esqueleto.

  1. Renilla (subclasse Octocorallia, ordem Pennatulacea): observe forma, autozoóides, sifonozoóides e pedúnculo.
  2. Observe as colônias de gorgônias e seu esqueleto axial rígido.
  3. Observe os esqueletos de corais pétreos (subclasse Hexacorallia)e colônias monomórficas de zoantídeos .

7. Pólipos da classe Scyphozoa: cifístoma

7.1. Na classe Scyphozoa a forma mais aparente é a medusa e a geração polipóide está ausente ou restrita a uma forma, o cifístoma. Observe a lâmina e tente contar o número de tentáculos em volta de uma boca e de septos gástricos.

7.2. Observe, se possível, uma lâmina de estrobilização. Descreva o que vê e diga como se dá este processo no ciclo de vida dos cifozoários em geral?

8. Medusa da classe Scyphozoa

8.2 .Obtenha um exemplar de medusa e procure identificar:

forma e tamanho subumbrela
mesogléia gelatinosa espessa margem da umbrela com lobos pequenos, com ou sem tentáculos
exumbrela ropálios na borda da umbrela

Os canais acima ligam-se ao canal circular, localizado na margem da umbrela.

9.. Medusa da classe Hydrozoa

9.1. Observe um exemplar de hidromedusa, compare com figura e faça anotações sobre os seguintes aspectos:

forma e tamanho cavidade gastrovacular
exumbrela estatocitos
subumbrela gônadas
margem da umbrela com véu ou vellum sistema de canais (radiais e circular)
tentáculo (localizacão e se possível, número)

 

 

 

  • EXERCÍCIO: Complete o quadro abaixo referente aos caracteres existentes no filo Cnidaria:
  • CLASSES

    CARACTERES

    HYDRO. CUBOZ. SCYPHOZ. ANTHOZ.
    Presença de vellum (ou vellarium) no
    estádio de medusa
           
    Manúbrio simples e pequeno no estádio de medusa        
    Manúbrio complexo (braços orais) e grande no estádio de medusa        
    Estádio de medusa ausente        
    Cavidade gastrovascular simples no pólipo        
    Cavidade gastrovascular septada no pólipo        
    Mesogléia acelular        
    Mesogléia com células        
    Gastroderme sem cnidócitos        
    Gastroderme com cnidócitos        
    Gônadas epidérmicas        
    Gônadas gastrodérmicas        
    "Olhos" complexos        
    Outras estruturas sensoriais        
    Presença de esqueleto (tipo, se houver)        

    PARTE C: CTENOPHORA

    1. Pleurobrachia (com tentáculos, mas nestes animais preservados geralmente estão retraídos no par de bainha, uma de cada lado).
    2. Sob lupa observe a forma ovóide, a boca no ápice de um canal oral e no polo aboral o canal o poro anal (não forma um verdadeiro ânus)
    3. Em cada lado do estômago (porção mais alargada, central) procure ver os canais transversais que se prolongam nos canais interradiais, conectando os 8 canais meridionais
    4. Os canais faríngeos estão paralelos à faringe
    5. Localize os 8 pentes em disposição radial e examine-os em maior aumento.
    6. Tente visualizar por transparência o estacisto no polo aboral.

    BIBLIOGRAFIA INDICADA: Livros diversos de Zoologia, contidos na bibliografia indicada para a disciplina.

    Solange Peixinho

     


     

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