GUIA DE ESTUDO: Introdução à Sistemática
9. A hereditariedade é muito conservadora nos sistemas biológicos. Como se explica a fantástica biodiversidade existente na Terra?
10. Sistemática é a ciência da biodiversidade. Defina este último termo, destaque sua importância e apóie sua exposição com exemplos concretos.
11. Nem todos os caracteres são reconhecidos como caracteres sistemáticos. Neste contexto qual o significado das palavras seguintes: homologia, homoplasia, convergência, reversão e analogia? Quais as principais bases da hipótese de homologia?
12. São três as mais importantes escolas de Sistemática: evolutiva, fenética, filogenética ou cladística. Caracterize cada uma delas, citando seus princípios.
13. Na utilização do método cladístico a comparação de caracteres é essencial. Esclareça o significado de: caracteres apomórficos, plesiomórficos, autapomórficos, sinapomórficos, simplesiomórficos e destaque os mais importantes para o estabelecimento das relações de parentesco entre os organismos.
14. Qual a diferença entre cladograma e árvore filogenética?
15. Distinga holomorfo de semaforonte.
16. Qual o significado do termo parcimônia em análises filogenéticas?
17. Um grupo de espécies que compartilha um ancestral comum compreende um grupamento monofilético. Como se define grupos polifiléticos, parafiléticos e merofiléticos?
BIBLIOGRAFIA INDICADA:
Amorim, D.S. Elementos básicos de sistemática filogenética. São Paulo: Sociedade Brasileira de Entomologia, 1994. 314p. Cap. 2. Tempo e forma: plesiomorfia e apomorfia, p.12-29. Cap. 1. Sistemática e Diversidade Biológica, p.1-9. Cap. 3. Forma e agrupamentos taxonômicos: grupos monofiléticos e merofiléticos, p. 31-40. A biblioteca do IBIO tem um exemplar para consulta. A versão mais nova, publicada em 1997, encontra-se, no momento esgotada, mas certamente uma nova versão deverá ser disponibilizada. Confira no site da editora ( www.holoseditora.com.br).MORRONE, J.J., CIGLIANO, M. & CRISCI,j.V. Descobrindo parentesco nos seres vivos. Ciência Hoje, v. 17, n.98, p.39-47. 1994.
GASTON, K. What is biodiversity? In: GASTON, K. Biodiversity. A Biology of numbers and differences. London: 2ed. Blackwell Science Ltd. 1997. 396p., p. 1-9 (Tradução de Ana Verena Madeira O que é biodiversidade) Particularmente útil para a resposta à pergunta 10 do guia acima.