Alimentação em Unicelulares e Pluricelulares

 

INTRODUÇÃO

Em oposição à difundida classificação da alimentação animal em herbívoros, carnívoros e onívoros, na atualidade costuma-se distinguir os consumidores em função dos seus métodos de obtenção de alimento: caçadores (=predadores), simbiontes, parasitos, pastadores, filtradores, comedores de sedimentos. Nesta classificação, portanto, não se considera os limites da posição sistemática da presa. Os filtradores, por exemplo, podem consumir bactérias, protoctistas, fungos, plantas e animais.

Analisando o passado evolutivo, os primeiros animais surgiram no pré-cambriano como caçadores, consumidores de bactérias, de protoctistas unicelulares ou coloniais (estes, provavelmente heterotróficos, pois encontravam-se no fundo marinho, fora do limite de penetração da luz). Com exceção da grande maioria das esponjas, que são filtradoras (conhece-se apenas uma espécie carnívora), a tomada de alimento por filtração e pastagem foram especializações tardias na evolução dos metazoários.

Deste modo a dieta dos animais recentes é dependente do seu passado evolutivo, em função das linhagens às quais pertenciam. Dificilmente um animal filtrador poderia adaptar-se rapidamente à caça e vice-versa, mas consumidores generalistas existem e mesmo mudanças no modo de alimentação de alguns animais podem ocorrer.

Nesta aula faremos a comparação de métodos de obtenção de alimento em seres vivos microscópicos um ciliado (unicelular) e rotíferos (pluricelulares), bem como em macroscópicos pluricelulares, usando actínias como modelo.

OBJETIVOS:

MATERIAL DE ESTUDO:

MATERIAL DE APOIO:

microscópio clara de ovo
lâminas e lamínulas alimento p/ actínia
placas de Petri leite em pó
pipetas Pasteur papel alumínio ou de filtro
carmim em pó lâminas de barbear
lápis e papel papel toalha
bibliografia indicada

PROCEDIMENTO:

  1. Coloque uma gota da cultura de Paramecium sobre lâmina, adicione clara de ovo e uma quantidade infinitesimal de carmim em pó. Observe estruturas associadas à obtenção de alimento.
  2. Prepare outra lâmina do mesmo modo, adicionando leite em pó triturado com carmim em pó. Anote as observações.
  3. Prepare uma lâmina contendo rotíferos, adicione carmim em pó e observe as atividades e estruturas envolvidas na alimentação.
  4. Numa outra lâmina com rotíferos ofereça leite em pó triturado com carmim em pó e anote as observações.
  5. Coloque um fragmento de papel alumínio ou de papel de filtro sobre o disco oral e tentáculos da actínia e observe a reação.
  6. Corte pequenos fragmentos do alimento p/ actínia e leve aos tentáculos. Observe a reação.
  7. Coloque uma lamínula em contato com os tentáculos, deposite sobre lâmina uma gota de lugol e sobre esta gota, a face da lamínula com possíveis nematocistos.Observe ao microscópio.
  8. Observe os cortes histológicos feitos abaixo da faringe de uma actínia previamente alimentada ( peixe misturado com carmim) e verifique onde estão as partículas de alimento.

QUESTÕES:

1 - Sistematize suas observações, comparando Paramecium, rotíferos e actínias quanto aos seguintes aspectos:

2 - Relacione centralização do sistema nervoso com motilidade e modo de obtenção de alimento nos metazoários bilaterais.

3 - Quais os tipos de digestão existentes nos heterotróficos em geral? Associe tipos de digestão aos organismos estudados e às esponjas.

4 - Qual dos tipos de digestão acima relacionados seria mais antigo? Argumente.

5 - Onde ocorre a digestão nos Cnidários, quais as células envolvidas e funções das mesmas no processo digestivo?

BIBLIOGRAFIA INDICADA

BARNES, R.S.K., CALOW, P.; OLIVE, P.J.W. Os Invertebrados: uma nova síntese., São Paulo: Atheneu. 1995. 488p. il.

RUPPERT, E.E., BARNES,R.D. Zoologia dos invertebrados, 6 ed. São Paulo: Ed. Roca. 1996. 1028p.

Solange Peixinho

 


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